Rio de Janeiro e o alto índice de Geração de Energia Solar

O Brasil tem grande potencial para gerar eletricidade a partir do sol. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, o País conta com incidência diária que varia entre 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m². No Estado do Rio de Janeiro, a irradiação solar global anual varia de 1.460 a 2.010 kWh/m². A boa incidência solar, aliada […]

Escrito por OAC solar

Em 31 de maio de 2021

O Brasil tem grande potencial para gerar eletricidade a partir do sol. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, o País conta com incidência diária que varia entre 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m². No Estado do Rio de Janeiro, a irradiação solar global anual varia de 1.460 a 2.010 kWh/m². A boa incidência solar, aliada à crescente procura por energia renovável, aponta um futuro promissor ao Estado.

Você sabia que o Estado do Rio de Janeiro conta com um Atlas Solar? A publicação  analisa dados de incidência solar em todo o Estado do Rio de Janeiro e visa estimular a implementação de sistemas fotovoltaicos e de aquecimento solar de água em pequena e média escala na região.


A iniciativa, que permitiu analisar dados de incidência solar em todo o Estado, estimula a implantação de sistemas fotovoltaicos e de aquecimento solar de água em pequena e média escala no Rio de Janeiro.

De acordo com o Atlas, o Estado possui uma irradiação solar global anual que varia de 1.460 a 2.010 kWh/m². Para você ter uma ideia, a Alemanha, que é líder global na instalação de sistemas fotovoltaicos, possui um nível médio de irradiação solar de 1.700 kWh/m².


Para acessar o estudo é só fazer o download no site da Atlas e, com um simulador, gerar dados sobre tamanho do painel solar, capacidade de geração e retorno do investimento. Acesse: https://www.ambienteenergia.com.br/wp-content/uploads/2017/04/atlas-rio-solar-ambiente-energia.pdf.


Já pensou identificar o potencial de geração de eletricidade nos telhados de sua cidade? Na cidade do Rio de Janeiro você pode. Isso porque o governo do Estado criou, junto com a Prefeitura da cidade do Rio, o Mapa Solar da capital fluminense.

O objetivo é apresentar ao usuário informações relativas à irradiação solar em telhados da cidade do Rio de Janeiro. O aplicativo pode ser acessado no site http://mapasolar.rio e possibilita visualizar dados como a irradiação solar e a área disponível em cada edifício da cidade.

Além de possuir uma das maiores taxas de incidência solar do mundo, investir em energia solar no Rio de Janeiro, tem ainda uma grande vantagem: como as taxas de energia elétrica são as mais caras do Brasil, a compensação é ainda maior.

Investir em energia solar é sinônimo de economia de até 95% na sua conta de luz, sustentabilidade para o planeta e valorização do seu imóvel, entre outros benefícios.

Se você mora no Estado do Rio de Janeiro, conte com a expertise da OACSolar. Somos especializados em energia solar e oferecemos soluções completas de sistemas fotovoltaicos para residências, condomínios, escolas, empresas, comércios e propriedades rurais.

Nossa equipe é formada por engenheiros e técnicos focados em desenvolver os projetos fotovoltaicos com a melhor performance de geração de energia possível. Temos excelentes cases de sucesso que comprovam o quanto investir em energia solar no Rio de Janeiro é uma decisão que garante um futuro mais econômico e sustentável para você, sua família e seu negócio.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.