Benefícios dos painéis solares domésticos

Entre os principais benefícios de instalar painéis solares fotovoltaicos em sua casa está o uso de uma forma universal e renovável de energia. Ao produzir sua própria eletricidade por meio da energia solar, você estará contribuindo para a redução da degradação ambiental e do uso de combustíveis fósseis, além de minimizar os gastos mensais de sua família. […]

Escrito por OAC solar

Em 29 de novembro de 2019

Entre os principais benefícios de instalar painéis solares fotovoltaicos em sua casa está o uso de uma forma universal e renovável de energia. Ao produzir sua própria eletricidade por meio da energia solar, você estará contribuindo para a redução da degradação ambiental e do uso de combustíveis fósseis, além de minimizar os gastos mensais de sua família. Listamos abaixo as sete principais vantagens que a instalação de painéis solares pode oferecer para sua casa.

 

1 – Energia sustentável

A conversão de energia solar em energia elétrica acontece por meio de um processo limpo e sustentável. Isso significa que, diferente da queima de combustíveis ou da construção de hidrelétricas, a geração de eletricidade através de painéis fotovoltaicos não produz resíduos ou poluentes para o meio ambiente. Por ser um meio renovável de energia, o aproveitamento da radiação do sol para geração de eletricidade não gera prejuízos ao equilíbrio natural do planeta.

2 – Baixa manutenção

Com duração média estimada de 30 anos, os painéis solares fotovoltaicos, uma vez instalados, demandam pouca manutenção. As estruturas de geração de energia funcionam a partir de uma tecnologia independente, baseada na captação de radiação solar. Isso reduz a necessidade de processos mecânicos e substituições de equipamentos por um tempo considerável. Assim, um mesmo imóvel pode ser abastecido de energia por muitos anos, precisando apenas de eventual acompanhamento técnico.

3 – Boa relação custo-benefício

Com apenas alguns metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos, sua casa pode contar com energia elétrica suficiente para todos os equipamentos eletrônicos, sendo capaz inclusive de produzir energia excedente para uso noturno através da  geração de créditos. Por um preço acessível, a estrutura proporciona alta potência para uso residencial, comercial e industrial, podendo ser disponibilizada de acordo com a demanda do imóvel.

4 – Viabilidade territorial

O uso de energia produzida a partir de hidrelétricas exige a construção de mega estruturas em regiões naturais estratégicas, além da implantação de longas e complexas linhas de transmissão que levam a eletricidade até os centros de consumo, o que resulta em mais custo e desperdício. Com a instalação da estrutura fotovoltaica, a eletricidade pode ser gerada em qualquer lugar em que haja incidência solar, além de ser consumida na mesma localidade em que é produzida, eliminando a dependência de usinas, linhas de transmissão e perdas de transmissão.

5 – Geração de créditos de energia

Quando os painéis solares fotovoltaicos produzem maior quantidade de energia do que o necessário para abastecer o imóvel, a eletricidade excedente é transformada em créditos, que representam o volume de energia emprestado à concessionária. Esses créditos podem, então, ser usados durante a noite ou em períodos de baixa incidência solar, sem gerar custos ao proprietário. O processo gera facilidade e redução dos custos.

6 – Economia

O investimento realizado com painéis solares fotovoltaicos limita-se basicamente ao projeto, à aquisição e instalação dos equipamentos. Depois de alguns anos, o valor gasto é compensado pela economia realizada mensalmente na conta de luz, que apresenta redução média de 80% após a adoção da energia solar. Para calcular o quanto você pode economizar anualmente utilizando um sistema de energia fotovoltaica, utilize nossa calculadora de consumo.

7 – Valorização do imóvel

Além de reduzir a dependência de concessionárias e diminuir consideravelmente a conta de luz, a instalação de painéis solares fotovoltaicos valoriza o imóvel em até 8%. Isso porque uma residência ou comércio que já conta com estrutura para geração de energia solar tem um atributo a mais de destaque diante do mercado imobiliário, atraindo proprietários que busquem conforto, economia, sustentabilidade e modernidade nas instalações.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.