Inversores Solares

O que é inversor solar? Em síntese, um inverso solar é um equipamento eletrônico que converte a corrente elétrica contínua (CC) em alternada (sinal elétrico CA) no sistema fotovoltaico. Ou seja, ele funciona como um adaptador de energia para o sistema fotovoltaico. Além disso, ele também garante a segurança de todo o sistema, realiza monitoramento, […]

Escrito por OAC solar

Em 23 de janeiro de 2020

O que é inversor solar?

Em síntese, um inverso solar é um equipamento eletrônico que converte a corrente elétrica contínua (CC) em alternada (sinal elétrico CA) no sistema fotovoltaico. Ou seja, ele funciona como um adaptador de energia para o sistema fotovoltaico.

Além disso, ele também garante a segurança de todo o sistema, realiza monitoramento, e é responsável pela otimização de energia produzida.

Outro ponto é que o inversor pode possuir um transformador em seu interior, embora alguns não possuam, com o intuito de otimizar a energia produzida, uma vez que os transformadores geram calor. Em outras palavras: quanto menos energia térmica produzida, menor será a perda de energia elétrica – logo, o aparelho se torna mais eficiente.

Como funciona?

O equipamento tem o formato de uma caixa metálica com alguns botões, mas conta com muitos componentes em seu interior. O processo de inversão energética consiste em prover, logo na saída do inversor, uma tensão ou corrente alternada. Para que isso ocorra, utiliza-se uma corrente ou tensão contínua para alimentar essa saída. Por exemplo, uma tensão de 12v sai da bateria de um carro e vai para um terminal de 220v/60Hz.

Nesse ínterim, o aparelho conta com interruptores ou chaves eletrônicas, que podem ser transistores do tipo IGBT (Transistor Bipolar de Porta Isolada), IGCT (Portão Integrado Controlado) ou MOSFET (Transistor de efeito de Campo Metal — óxido — semicondutor).

Trata-se de um instrumento muito importante, apesar de muitas pessoas e corporações não conhecerem as informações cruciais que definem a compra de um inversor solar.

Como eu sei se um inversor solar é confiável?

Outro ponto positivo a respeito dos inversos solares é que são bastante confiáveis; contudo, existem muitas dúvidas sobre seu uso correto. Para adquirir um material eficiente e seguro, é importante ficar de olho em algumas características.

Eficiência do aparelho

Para inverter a corrente contínua em alternada, o inversor deve ter um alto grau de eficiência para economia de energia para sua casa e/ou empreendimento. O mínimo aceitável deve ser de 94%.

Padrão de proteção do inversor

O inversor é considerado seguro se obedecer às recomendações NBR IEC 60529. Nela são estabelecidos os graus de proteção para revestimentos de equipamentos elétricos, conhecidos como códigos IP.

A instalação do padrão depende muito do local de instalação. O mínimo recomendável é o IP 55.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.