Custo de Disponibilidade

Para quem pensa em instalar um sistema fotovoltaico em sua residência, é muito importante conhecer e entender o que é o custo de disponibilidade. De forma simples e assertiva, o custo de disponibilidade é uma taxa/consumo mínimo que o cliente deve pagar todo mês para a concessionária de energia elétrica. E esse é o motivo […]

Escrito por OAC solar

Em 29 de maio de 2021

Para quem pensa em instalar um sistema fotovoltaico em sua residência, é muito importante conhecer e entender o que é o custo de disponibilidade. De forma simples e assertiva, o custo de disponibilidade é uma taxa/consumo mínimo que o cliente deve pagar todo mês para a concessionária de energia elétrica. E esse é o motivo pelo qual a conta de luz nunca pode ser zerada 100%.

Conforme a fase do relógio da sua residência, você irá pagar um valor mínimo. Para os relógios MONOFÁSICOS, o custo de disponibilidade é de 30KW/h mês, para o BIFÁSICO, 50KW/h mês e para o TRIFÁSICO 100KW/h mês. Esse valor mínimo pago todo mês, pode( mais a baixo você vai entender o “pode”) ser revertido em consumo para o cliente.

Esse custo de disponibilidade é obrigatório a todos os clientes, sejam os que tem energia solar ou não, pois toda a rede de distribuição de energia sendo utilizada ou não, precisa de manutenção, energia para funcionar e investimentos.

O que muitos clientes que optam por produzir sua própria energia não sabem, é que quando geramos mais energia do que consumimos, e passamos a acumular créditos para o mês seguinte ou para abatermos em outra conta de luz, esse custo de disponibilidade pago se perde e não é abatido da conta de luz.

Conforme explicado no Caderno temático da ANEEL – Micro e Mineração Distribuída, a conta é a seguinte: Primeiro se abate do consumo mensal os créditos gerados pelo cliente, depois disso se abate do consumo do cliente o custo de disponibilidade, que pode ser 30, 40 ou 100KW/h mês. Ou seja, se o cliente produzir mais energia do que consome, ele não poderá descontar do consumo mensal dele o custo de disponibilidade, passando esse, a ser um valor pago e não abatido da conta do cliente.

Mesmo com essas artimanhas que as concessionárias de energia utilizam, a instalação de um sistema solar continua sendo a melhor opção para se fugir dos aumentos abusivos no valor da energia e Banderas tarifárias aplicadas pelas concessionárias de energia elétrica do país.

Entre em contato com a OACSolar e descubra como você muitas vezes sem fazer nenhum investimento, pode reduzir sua conta de luz em até 95%!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.